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Como ser um cliente oculto de sucesso em 8 etapas!

Como ser um cliente oculto de sucesso em 8 etapas!

Ser um cliente oculto demanda atenção. Você passa a ter os olhos de um cliente comum, que experimenta e avalia os serviços que uma determinada empresa tem a oferecer. Mas, muito além disso, o papel é analisar como é essa experiência e sinalizar à empresa contratante os pontos que podem ser melhorados.

A partir dos dados que o cliente oculto recolhe, são feitos relatórios que, depois, serão repassados para quem contratou o serviço. 

Para se tornar um cliente oculto é bem simples. Você só precisa se cadastrar na nossa plataforma e pronto! Agora você já faz parte da nossa equipe. 

Preparamos este conteúdo para que você saiba exatamente o que fazer durante suas avaliações. 

Siga as etapas abaixo e se torne um cliente oculto de sucesso! 

1. Não se identifique

Jamais, em hipótese alguma, identifique-se como um cliente oculto. Revelar a sua identidade pode prejudicar todo o projeto. Evitar fazer perguntas suspeitas ou criar situações incomuns também é essencial para não levantar suspeitas de que você é um cliente oculto. Você quer avaliar a experiência que os clientes comuns vivenciam.

Se você se identificar como cliente oculto, a equipe da empresa pode tratá-lo de maneira diferente, tornando difícil avaliar a experiência real dos clientes.

2. Aja naturalmente

Além de não revelar a sua identidade, é preciso, também, ser discreto em todas as suas ações. Agir naturalmente mesmo, como um cliente comum faria. 

Evite comportamentos que possam chamar atenção, como olhar constantemente para o relógio, fazer anotações visíveis ou demonstrar impaciência. Quanto mais natural você parecer, mais precisas serão suas observações.

3. Faça anotações de forma discreta

Todas as percepções que você tiver durante uma visita são de extrema importância para a construção de um relatório completo. Por isso, anotações são muito importantes. Mas tome o cuidado de fazê-las de maneira que não chame atenção. A melhor dica, nesse caso, é usar o celular para digitar tudo aquilo que achar importante sem parecer muito suspeito.

Se os funcionários perceberem que você está anotando, pode parecer que você está avaliando a empresa e isso prejudica a precisão da avaliação.

4. Seja verdadeiro e imparcial nas avaliações

A importância da coerência e imparcialidade no trabalho do cliente oculto é fundamental para garantir a eficácia da sua atuação. 

Junto a isso, um cliente oculto, ao realizar suas avaliações, deve manter uma abordagem consistente ao longo do tempo e em diferentes locais, evitando inconsistências que possam comprometer a credibilidade de suas análises.

É necessário destacar tanto aspectos positivos quanto negativos, sem viés pessoal. A objetividade é a chave para uma avaliação precisa e confiável.

5. Evite perder o foco

O seu objetivo é ter os olhos da gestão: realizar uma avaliação discreta e com olhar crítico. Por isso, foque no papel que precisa desempenhar, naquilo que precisa dar maior importância para que seu questionário saia o mais completo e enriquecido possível.

Evite distrações, como conversas pessoais ou o uso excessivo do telefone durante a visita. Concentre-se nos critérios de avaliação, como tempo de espera, atendimento ao cliente e qualidade do serviço. A perda de foco pode resultar em uma avaliação parcial ou na omissão de informações importantes para a empresa.

6. Só se candidate para visitas que atendam ao seu perfil

Ao se candidatar às avaliações como cliente oculto, escolha aquelas que se encaixem no seu perfil. Por exemplo, se você não tem conhecimento em carros, não aceite avaliar um serviço automotivo. Isso garantirá que sua avaliação seja precisa e relevante para o tipo de serviço ou produto em questão.

Avaliar algo fora de seu conhecimento pode levar a conclusões equivocadas.

7. Cumpra com todos os prazos

Organize-se para enviar os questionários dentro da data combinada. Respeite os prazos estabelecidos para a entrega das avaliações. A pontualidade é essencial, pois as empresas que contratam clientes ocultos contam com informações precisas e dentro do prazo para tomar medidas corretivas ou fazer melhorias. Além disso, você prejudica sua chance de ser procurado em avaliações futuras. 

8. Tenha atenção aos mínimos detalhes

Observe e anote todos os detalhes, mesmo os mais sutis. Coisas como o tom de voz de um funcionário, a limpeza de um ambiente ou a apresentação de um prato em um restaurante podem fazer a diferença na experiência do cliente. Sua capacidade de observar e relatar esses detalhes contribuirá para avaliações mais completas e úteis.

Não observar e registrar os detalhes pode resultar em avaliações superficiais e impedir melhorias específicas.

Como vimos, atuar como um cliente oculto vai muito além de apenas experimentar e avaliar serviços. Na realidade, é uma atividade que exige comprometimento, dedicação, discrição e, claro, um olhar crítico. Seguir essas etapas é essencial para garantir que as avaliações de cliente oculto sejam precisas e úteis para a empresa, permitindo a identificação de áreas de melhoria e aprimoramento contínuo da experiência do cliente.

E você, gostou de conhecer as 8 dicas do que não se fazer durante as visitas de um cliente oculto? Quer investir nessa atividade? Então acesse o nosso site agora mesmo!

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