Avaliação de empresas: o que pode ser analisado por um cliente misterioso

Você se cadastrou como um cliente misterioso, por avaliar que possui um senso crítico elevado, por ser exigente com os produtos que compra e serviços que contrata, mas não sabe exatamente quais os pontos que devem ser analisados?

Continue com a leitura deste post, pois vamos explicar o que um cliente misterioso pode analisar para fazer uma avaliação de empresa.

O que é o Cliente Misterioso?

O Cliente misterioso é uma metodologia usada por empresas de vários segmentos para avaliarem seus próprios serviços e produtos ou mesmo os da concorrência. É um método que utiliza terceiros, sem nenhum tipo de vínculo, contratados para se passarem por clientes dessas empresas e avaliarem a qualidade do produto ou serviço prestado de forma sistemática e imparcial, do ponto de vista do consumidor.

Dessa forma, são coletados dados importantes para essas empresas melhorarem os pontos fracos e manterem os esforços empregados para garantir que os pontos fortes sigam evoluindo.

Como funciona a seleção de um Cliente Misterioso e a avaliação?

A empresa que se interessa pela avaliação do Cliente Misterioso contrata uma empresa especializada nessa metodologia. Essa empresa especialista no segmento possui uma base de cadastros com pessoas de perfis dos mais variados: jovens, idosos, empresários, donas de casa etc.

Essa empresa selecionará uma pessoa, com o perfil dos clientes da contratante, para realizar a avaliação, seja no local, seja via chat online, seja por telefone. O Cliente Misterioso estará munido de um roteiro que consta as informações da empresa e os itens que deve ser avaliado por ele.

O que pode ser analisado pelo Cliente Misterioso?

Não há restrições para as avaliações. Os contratantes são variados segmentos e a maioria é do ramo de serviços. Você vai poder avaliar cinemas, pet shop, um cabeleireiro, uma rede de fast food, companhias aéreas, hotéis, restaurantes, serviços online ou via telefone e até mesmo adquirir produtos para avaliação do mesmo.

Benefícios para o Cliente Oculto e para as empresas

Ter uma análise crítica e imparcial pode ser a salvação de uma empresa que, apesar de possuir um aporte financeiro seguro, é malconduzida pelos funcionários que estão na linha de frente do negócio, lidando diretamente com o consumidor final, por exemplo.

Funcionários que atuam de forma não condizente com os padrões de qualidade da empresa podem quebrar um negócio, seja ele qual for. Somente um cliente que consome o produto final, poderá dizer o quão aquela experiência foi ou não positiva.

Atuando como um Cliente Misterioso, além de ganhar dinheiro, você ainda contribui para a melhoria dos serviços oferecidos a todos os cidadãos. Beneficiando, assim, não só a si mesmo, mas toda a sociedade.

As empresas que contratam o serviço, por sua vez, também ganham ao descobrir os seus próprios pontos fracos e terem a oportunidade de melhorá-los, diminuindo o risco de perder clientes por insatisfação e, na pior das hipóteses, abrir falência.

E aí, gostou de saber mais sobre o que pode ser avaliado por um Cliente Misterioso? Já fez alguma avaliação oculta? Conte para nós como foi a sua experiência.