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Como ser um cliente oculto: veja como se cadastrar

Como ser um cliente oculto: veja como se cadastrar

O cliente oculto pode ser considerado uma das peças mais importantes de uma avaliação da qualidade de produtos e serviços. Isso porque esse “cliente misterioso” é imparcial e relata, de forma crítica e detalhada, tudo o que aconteceu em seu contato e visita à empresa contratante.

Assim, se você busca uma oportunidade de renda extra, flexibilidade de horários, além de poder contribuir para a melhoria da qualidade da prestação de serviços para a população, atuar como cliente oculto pode ser uma ótima oportunidade para você.

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Neste artigo, exploraremos o que faz um cliente oculto, os benefícios dessa atividade e como você pode se cadastrar para começar. Além disso, forneceremos dicas valiosas para o sucesso nesse campo intrigante.

O que faz o cliente oculto?

A atuação do cliente oculto tem ligação direta com a experiência dos clientes com determinada marca. Entenda que as formas de consumo sofreram modificações e, hoje em dia, a experiência do cliente é o ponto mais valorizado em uma jornada de compra. Você, enquanto cliente, certamente já se decepcionou com um serviço ou atendimento recebido. Ou, ao contrário, alguma situação ou tática de marketing deve ter encantado você.

Com isso em mente, vale entender que o cliente oculto é uma pessoa selecionada  para visitar e/ou entrar em contato com as empresas se passando por um cliente comum. Daí, conforme as solicitações do contratante, são observados em detalhes o atendimento prestado, os canais de comunicação, a qualidade dos produtos e/ou serviços, entre outros aspectos definidos previamente.

Os resultados obtidos são entregues em relatórios, de modo que a marca em questão busque as medidas de aprimoramento dos pontos que foram evidenciados, especialmente os negativos. Isso tudo tendo em vista o crescimento do negócio e o aperfeiçoamento dos processos.

Por que tornar-se um cliente oculto? Benefícios e oportunidades

Se tornar um cliente oculto pode ser bastante favorável, além de permitir que as pessoas tenham acesso às novas experiências e oportunidades únicas. 

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Pensando nisso, iremos analisar melhor estas vantagens. Nos acompanhe: 

Renda Extra e Flexibilidade de Horários:

Esta talvez seja uma das principais motivações que atrai pessoas para se tornarem clientes ocultos. 

A perspectiva de renda extra proporciona a oportunidade de conquistar ganhos financeiros adicionais ao longo do mês. E isso é bastante atraente para aqueles que buscam outras fontes de renda.

Assim, uma característica notável é a flexibilidade de horários. Isso porque, como cliente oculto, você receberá propostas de avaliações e poderá escolher as que se encaixam aos horários que você possui disponíveis.

Então, você será selecionado para os projetos de acordo com seu perfil e poderá adaptar esta atividade à sua rotina diária. 

Dessa forma, o cliente oculto pode ser um estudante que deseja ter uma renda ou um profissional em áreas distintas, que já tenha sua carreira construída, mas que deseja contribuir com sua avaliação a serviços importantes para a sociedade. 

Como por exemplo, podemos citar a realização de teste drive em veículos e a análise do atendimento em agências bancárias.   

Por fim, ser um cliente oculto oferece a liberdade de adaptar a rotina de avaliações de acordo com suas necessidades pessoais.

Desenvolvimento de Habilidades de Observação e Análise:

A oportunidade de aperfeiçoar as habilidades de observação e análise é um ganho inevitável de um cliente oculto.

Neste papel, a pessoa selecionada deverá atuar como um observador aguçado, identificando detalhes e elementos que escapam à percepção comum. Junto a isso, o cliente oculto deve manter um olhar crítico e perspicaz, enquanto produz o registro minucioso de sua experiência pelo estabelecimento.

Como você pode perceber, a habilidade de discernir e avaliar a qualidade dos serviços oferecidos é fundamental para o sucesso deste serviço.

O cliente oculto reúne informações relevantes, identifica áreas de melhoria e comunica essas descobertas de maneira precisa e construtiva. 

Logo, o desenvolvimento dessas habilidades de observação e análise não apenas aprimora sua capacidade de prestar um serviço valioso como cliente oculto, mas também pode ser transferido para várias outras áreas da vida pessoal e profissional.

Melhoria de serviços para a sociedade

A análise de um cliente oculto, pode ser determinante para a excelência de um serviço prestado. 

Ao saber disso, é fundamental que esta atuação seja clara e parta do princípio de apenas observar o que está sendo oferecido, sem influência externa. 

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Então, se pensarmos em alguns serviços ofertados à população, como os atendimentos em agências bancárias, as ofertas de empréstimos destinados às pessoas idosas ou mais vulneráveis, é fundamental que estes serviços sejam bem explicados, antes de haver uma contratação, correto? 

Pois bem, é neste contexto que o cliente oculto irá atuar. Sua análise é crucial para o funcionamento da dinâmica de trabalho das empresas e instituições, permitindo que elas identifiquem áreas específicas que precisam atualizar e tomem medidas concretas para aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos. 

Ou seja, o cliente oculto tem um impacto direto na melhoria dos serviços para a sociedade. 

Existe remuneração para quem é cliente oculto?

Sim. Normalmente o cliente oculto é remunerado por dia de visita. Os valores dependem da complexidade do serviço executado e também do perfil da empresa contratante, mas, em média, podem variar entre R$50,00 a R$500,00. Em casos especiais, como hotéis de luxo, os valores podem ser ainda maiores.

A avaliação de uma sorveteria, por exemplo, pode ser entendida como menos complexa do que a avaliação de uma concessionária de veículos. Se o cliente oculto tem poucos pontos a observar, as perguntas podem ser em pouco volume. E, consequentemente, o relatório será menor. 

Ser cliente oculto pode ajudar a aumentar a sua renda. Além de ser uma atividade flexível e que contribui bastante para o desenvolvimento e crescimento das marcas e estabelecimentos que estão atuando no mercado.

Dicas extras para o sucesso como Cliente Oculto

Diante da atuação do cliente oculto, tanto a eficácia quanto a credibilidade das avaliações são fundamentais para o sucesso. 

Além destas responsabilidades que são intrínsecas à atuação do cliente oculto, preparamos algumas dicas adicionais que podem elevar sua atuação a um nível superior. Vamos explorá-las, confira:

Itens essenciais que um cliente oculto não pode esquecer

Assim que sua visita estiver agendada, é importante pensar nos materiais essenciais para uma boa atuação. 

Isso mesmo! Para que você esteja pronto e equipado é preciso se certificar de que em sua bolsa estejam todos os itens que você precisa. Caso contrário, você pode ter sua análise comprometida. Então fique atento aos itens: 

  • Cartão de crédito e/ou dinheiro caso você precise efetuar alguma compra;
  • Carregador portátil, caso seu celular esteja com pouca bateria ou descarregue;
  • Papel e Caneta para fazer suas anotações logo após sair do estabelecimento.

São detalhes simples, mas que irão te proporcionar uma avaliação ainda mais clara e objetiva. 

Use seu celular, mas seja discreto!

Durante as avaliações, talvez você precise tirar algumas fotos que servirão como o registro da sua visita. Fotos como da fachada das lojas, das araras de roupas e de outras sessões específicas. 

Por isso, saber registrar essas fotos sem que você seja identificado é imprescindível. Então, aqui vão algumas orientações: 

  • Certifique-se que o flash do seu celular esteja desativado;
  • Observe ao redor se não há ninguém te observando;
  • Utilizar o botão de volume para disparar suas fotos pode facilitar.

O tempo todo estamos falando sobre ser discreto e atencioso durante sua visita. Então fique atento ao seu celular, para que você não seja descoberto. 

Evite, também, capturar rostos ou informações pessoais não relacionadas à avaliação. Respeitar a privacidade de outras pessoas nas fotos é muito importante.

Faça o backup das suas fotos 

Agora é o momento de se precaver, também, após a sua avaliação.

Então, certifique-se de fazer backup das fotos imediatamente após a visita para não perdê-las acidentalmente. Isso também pode ser útil caso precise referenciar as imagens ao preencher o relatório.

Preste atenção na linguagem corporal dos funcionários

A linguagem corporal das pessoas que trabalham no estabelecimento avaliado, pode revelar muito sobre a qualidade da experiência do cliente.

Então, ao atuar como cliente oculto, é importante prestar atenção a este quesito para que você extraia alguns insights sobre a eficiência do atendimento oferecido. Veja como você pode analisar: 

  • Observe o cumprimento inicial: um sorriso e uma postura acolhedora  podem indicar um atendimento positivo. 
  • Avalie as expressões faciais dos funcionários: contato visual direto e a manutenção do olhar durante a conversa demonstram confiança e atenção. 
  • Veja como os funcionários se movem e se comportam: movimentos agitados ou “atrapalhados” podem indicar alguma desordem no estabelecimento que atrapalham a dinâmica de atendimento. 

Resumindo, a linguagem corporal dos funcionários pode revelar muito sobre a qualidade da experiência do cliente. Portanto, esteja atento a esses sinais durante sua avaliação.

Cuide da Qualidade dos Relatórios

Antes de tudo, é essencial frisar que a qualidade dos relatórios que você entrega é um aspecto crucial da sua atividade como cliente oculto. 

Para que sua conduta seja impecável em todas as etapas, certifique-se de que seus relatórios sejam claros, concisos e abrangentes. Descreva detalhadamente sua experiência, destacando tanto os pontos positivos quanto os aspectos que precisam de melhoria. Use uma linguagem objetiva e evite linguagem ofensiva ou subjetiva.

Lembre-se de que seus relatórios são a principal forma de comunicação com as empresas e desempenham um papel central na implementação de melhorias. 

Logo, ao manter a qualidade deles, você contribui significativamente para a eficácia do programa de cliente oculto e para a melhoria contínua dos serviços prestados.

Como se cada

Se você já pensou em formas de ganhar renda extra no fim do mês de forma flexível e usando poucas ferramentas e não ouviu falar das oportunidades oferecidas ao se tornar um Cliente Oculto, você certamente procurou no lugar errado.

Uma das estratégias mais usadas pelas empresas para implantar melhorias a partir de relatos de experiência do cliente, o método Mystery Shopping, também conhecido como Cliente Oculto, dá a oportunidade de pessoas comuns terem experiências como clientes de diversos segmentos de consumo e também oportuniza a empresas a chance de conseguir uma avaliação imparcial, crítica e concisa da qualidade dos serviços prestados, a fim de alavancar suas vendas e aumentar o faturamento. 

A busca por atividades extras que não possuam vínculos formais e que possibilitem a construção de uma agenda flexível não precisa ser difícil e exaustiva.

Aqui você encontra todas as informações necessárias para se tornar Cliente Oculto, desde as atividades desenvolvidas até como se tornar um. Vem com a gente e descubra uma nova forma de ganhar dinheiro e ainda ajudar a melhorar serviços de consumo para o público em geral.

O que faz o Cliente Oculto?

As atividades desempenhadas pelo Cliente Oculto estão intimamente ligadas com a chamada Customer Experience, a experiência do cliente, que conta com todas as respostas à estímulos oferecidas por uma marca: cognitiva, sensorial e comportamentalmente.

Os hábitos de consumo atuais se baseiam na experiência do cliente, onde empresas que oferecem diferenciais em qualidade de atendimento acabam por fidelizar o público.

O Cliente Oculto é uma pessoa selecionada e treinada para contactar ou visitar uma empresa como se fosse um cliente comum e analisar minuciosamente aspectos previamente estabelecidos relacionados ao atendimento e funcionamento, os canais de comunicação, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos e outros aspectos listados no formulário do contratante.

Todas as opiniões são reunidas em um relatório de feedback, a fim de detalhar os pontos fortes e fracos encontrados para buscar medidas de aprimoramento visando o crescimento do negócio e a melhoria dos serviços.

Quais atividades são realizadas pelo Cliente Oculto?

O Cliente Oculto é contratado com a intenção de avaliar aspectos que possam parecer débeis ou que têm apresentado reclamações pelo público, assim como se a prática está dentro das conformidades de adequação estabelecidas pela empresa. 

Buscando descobrir e resolver questões de atendimento e reforçar pontos que funcionam bem, a empresa pode requerer especificações de acordo com suas políticas, mas de forma geral, os principais aspectos a serem observados pelo Cliente Oculto estão listados logo abaixo.

Análise de ambiente

A análise de ambiente nada mais é que uma percepção total e completa do impacto visual que o estabelecimento proporciona. Inclui avaliar com cuidado a higiene do local, sua iluminação, a disposição dos produtos e decoração, a organização e a atmosfera oferecida. 

A opinião do Cliente Oculto sobre a análise de ambiente determina o quão confortável e seguro se sente o cliente para efetuar uma compra.

Observação do atendimento

Essa é, sem dúvida, a tarefa mais analítica e crítica que o Cliente Oculto deve desempenhar, pois envolve enxergar sutilezas de todos os tipos, inclusive a linguagem corporal dos funcionários, a interação entre eles e para com o cliente.

Além disso, a receptividade, a disponibilidade e a boa vontade em lidar com problemas, dúvidas, expectativas e preocupações do cliente também fazem parte da observação.

Teste de conformidade

O teste de conformidade é a análise do Cliente Oculto sobre o cumprimento ou não das políticas da empresa e do seguimento dos padrões e procedimentos estabelecidos, como por exemplo a venda de certos produtos para menores de idade ou os procedimentos relacionados à devolução de mercadorias.

Manter os procedimentos de forma correta e os padrões consistentes estão entre as práticas que levam a empresa ao sucesso.

Análise de plataforma de compras online

O Cliente Oculto também faz a avaliação do ambiente online das empresas, ou seja, desde o acesso até a finalização da compra. O site é responsivo? Tem acesso facilitado para dispositivos móveis? É fácil encontrar o que procura? Parece um ambiente seguro para inserir dados financeiros?

Essas e outras questões fazem parte da avaliação, que pode incluir até a entrega do produto, bem como sua embalagem e transporte, além da fidelidade com o descrito na plataforma.

Atendimento por telefone

Nesse procedimento, o Cliente Oculto entra em contato com o suporte por ligação telefônica e avalia a cordialidade e a capacidade de resolução de dúvidas e problemas por parte da equipe. 

O contratante pode solicitar a criação de situações específicas, perguntas frequentes e também incomuns e solicitar informações aprofundadas para avaliar a responsividade dos funcionários a questões simples e complexas de atendimento.

O que é preciso para ser um Cliente Oculto?

De forma generalizada, para ser um Cliente Oculto é necessário ser maior de 18 anos e ter, ao menos, ensino médio completo. Não é preciso formação específica nem ter relação com nenhuma área de expertise, pois o trabalho está pautado na capacidade de análise e emissão de opinião.

De qualquer forma, alguns requisitos podem ser diferenciais para cumprir um trabalho de qualidade, proporcionando novas e variadas experiências. 

Integridade e ética

É de suma importância estar comprometido com clareza, honestidade e imparcialidade para executar as tarefas solicitadas. O papel do Cliente Oculto é oferecer um ponto de vista justo e objetivo, sem intromissões externas, que sirva para pautar melhorias.

Ou seja, aquilo que for identificado como ponto negativo será conversado e revisto, o que ressalta a importância de ser justo na avaliação, considerando todo o contexto antes de passar as informações para o relatório.

Discrição

O Cliente Oculto deve saber agir com extrema discrição e cautela, pois a menor suspeita de avaliação pode afetar a naturalidade da experiência e comprometer, inclusive, a remuneração, visto que se descoberto, a avaliação do Cliente Oculto é automaticamente desconsiderada.

Como se trata de uma avaliação sigilosa, é importante garantir a integridade e eficácia do serviço prestado, além de preservar a verdadeira identidade e assegurar um trabalho consistente e sem falhas.

Observação ativa e imparcial

Dedicar-se cem por cento à observação, captando minúcias e detalhes sutis é fundamental na hora de uma visita presencial. É necessário prestar atenção de forma concentrada e meticulosa em todos os aspectos possíveis, inclusive estar atento aos próprios sentimentos e pensamentos durante a experiência.

Dessa forma é possível analisar nuances que clientes comuns são se atentariam e é nesse contexto que ficam as informações imprescindíveis para as melhorias.

Compreensão empática

Colocar-se no lugar do cliente comum e avaliar as situações usando o pensamento de alguém que realmente possui desejos de consumo a serem saciados é outro aspecto importante e que conta muito na hora da experiência.

A avaliação precisa ser fielmente representativa da experiência real que um cliente comum teria ao adentrar o espaço para, assim, poder realmente auxiliar a empresa a implantar melhorias que levem ao aumento da qualidade dos seus produtos ou serviços.

Por que ser um Cliente Oculto?

Ser um Cliente Oculto pode ser uma grande oportunidade de renda complementar, além de refinar o senso crítico e auxiliar na melhoria de produtos e serviços que você, como consumidor real, também usufrui.

As maiores vantagens dessa experiência estão reunidas abaixo.

Complemento de renda

Quem busca complemento de renda sem vínculo formal encontra no Cliente Oculto uma generosa e flexível oportunidade, visto que dependendo do segmento e das especificações de projeto, é possível se candidatar a algumas experiências durante o mês, rentabilizando a sua capacidade de oferecer um feedback assertivo.

Não só em quantidade e diversificação, o Cliente Oculto pode dispôr de uma remuneração bastante variável para a execução das tarefas solicitadas.

Horários flexíveis

Outra grande vantagem de ser um Cliente Oculto é poder alinhar as visitas e avaliações com a agenda pessoal, pois os horários são bastante flexíveis e contam com possibilidade de entrega do relatório até 24h após a visita.

Cada projeto demanda um nível diferente de complexidade de análise, mas todos precisam de extrema e profunda dedicação dentro do tempo proposto. A dedicação exclusiva acontece somente durante o tempo de avaliação presencial ou digital, ou seja, não ocupa grande parte de um dia.

Aprimoramento de habilidades

O senso crítico e a percepção de nuances e detalhes ficam mais aguçados conforme o desenvolvimento de atividades e participação em experiências de Cliente Oculto, pois os treinamentos oferecidos auxiliam você a ter um olhar mais clínico e incisivo sobre a situação.

Aprimorar esse tipo de habilidade é uma importante aptidão para o trabalho do Cliente Oculto, com certeza, mas também pode ser um grande benefício para a vida pessoal e profissional.

Contribuição em melhorias para a sociedade

Você, como cliente comum, certamente já viveu situações de atendimento considerado negativo e pensou que não gostaria de voltar a usar determinado serviço oferecido por uma empresa específica. 

O trabalho do Cliente Oculto oferece a oportunidade de evitar que outras pessoas passem pelo mesmo, contribuindo para posturas mais positivas e melhores atendimentos e práticas das empresas, ou seja, toda a sociedade tem a ganhar com a sua avaliação.

Como se tornar um Cliente Oculto?

Para se tornar um Cliente Oculto, o primeiro passo é buscar uma empresa séria e que esteja comprometida em oferecer experiências positivas tanto para o Cliente Oculto quanto para a empresa.

A SAX atua no mercado desde 2011 e não é a toa que é considerada uma empresa líder no mercado quando o assunto é métrica de desempenho, com ênfase em Cliente Oculto, oferecendo uma plataforma chamada ContaPraGente, que aproxima pessoas que desejam desempenhar atividades de Mystery Shopping com empresas que desejam avaliar seus serviços. 

Nessa plataforma, o candidato passa por algumas etapas. São elas:

Cadastro

No site da SAX, clicando em “Cadastre-se”, você preenche alguns requisitos básicos, seleciona preferências de consumo e lazer e, então, é traçado um perfil que norteará as ofertas de visitas. 

Dentro da própria plataforma, você também acessa as demandas disponíveis e pode se candidatar a ofertas que não foram oferecidas à você de forma personalizada.

Aproveite e baixe agora mesmo o nosso guia “O Manual do Cliente Oculto: Seu Guia Passo a Passo” e ter todas as instruções para concluir o seu cadastro.

Certificação

Para cada projeto, é necessário passar por uma certificação, que consiste em responder perguntas específicas para medir sua aptidão a exercer a atividade proposta. É preciso 100% de aproveitamento no formulário para validação e chegar ao próximo passo.

Você pode tentar atingir a pontuação necessária por até três vezes para aprovação; caso não a alcance, pode entrar em contato com o suporte.

Avaliação

O processo de avaliação depende exclusivamente das especificações de cada empresa e o que ela busca descobrir com o uso dessa estratégia. Pode ser solicitada a visitação presencial, a experiência por meios digitais ou de forma híbrida ou até todas as opções.

É também a empresa que estabelece os aspectos que devem ser listados em relatório e como, com entrega determinada e possibilidade de retorno para esclarecimento se algum aspecto não ficou claro ou se há interesse em um desenvolvimento mais profundo de alguma questão.

Remuneração

O Cliente Oculto é remunerado conforme a complexidade da atividade a ser desempenhada, mas a faixa de remuneração é bastante abrangente. 

Serviços mais simples partem de R$ 50,00 e aqueles mais complexos, que demandam maior e mais larga dedicação podem chegar a R$ 500,00, sendo que experiências personalizadas podem ter valor diferenciado.

Se são poucos pontos a serem observados, a remuneração é menor; caso seja uma avaliação completa e bastante aprofundada, a remuneração aumenta proporcionalmente. Também é possível obter remuneração em vouchers e vantagens, dependendo do plano de ação.

Os valores ficam disponíveis na plataforma antes mesmo da candidatura à avaliação.

O bom desempenho do Cliente Oculto é importante não só para quem exerce e quem solicita o serviço, mas também para quem acompanha e viabiliza a conexão entre ambas as partes. 

Comece agora a atuar como Cliente Oculto efetuando o cadastro no nosso site e garanta a oportunidade de ajudar na melhoria de produtos e serviços e viver experiências de consumo diferenciadas. 

Junto da SAX, o seu ganho pessoal e o ganho coletivo são garantidos!

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